4 found
Order:
  1.  44
    Ceticismo e empirismo.Roberto Bolzani Filho - 1990 - Discurso 18:37-68.
    A partir de uma análise das noções de empiria(empeiría), fenômeno (phainómenon) e arte(tékhne) presentes nos textos de Sexto Empírico, trata-se de mostrar que o ceticismo pirrônico é detentor de uma dimensão positiva que sustenta estreitas afinidades com o modelo científico desenvolvido pelo empirismo inglês. Para isso, faz-se uma comparação dos resultados alcançados por essa análise com certas características comuns às filosofias de Berkeley e Hume.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  2.  46
    A Epokhé Cética e seus Pressupostos.Roberto Bolzani Filho - 1996 - Discurso 27 (1):37-60.
    O presente texto procura mostrar que o discurso cético, mais especificamente o discuso cético pirrônico, se lido a partir de seu "tempo lógico", revela a presença de dificuldades semelhantes às que se podem encontrar nas filosofias dogmáticas. Para isso, analisam-se algumas passagens de Sexto Empírico e de Oswaldo Porchat, bem como a noção de suspensão de juízo (epokhé).
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  90
    Acadêmicos versus Pirrônicos: Ceticismo Antigo e Filosofia Moderna.Roberto Bolzani Filho - 1998 - Discurso 29:57-110.
    Trata-se de considerar o tema das semelhanças e diferenças entre ceticismo acadêmico e ceticismo pirrônico, para mostrar que as semelhanças, diferentemente do que sustenta parte importante da tradição historiográfica e filosófica, permitem encontrar nos acadêmicos um ceticsmo legítimo. Ao mesmo tempo, busca-se sugerir que as diferenças autorizam uma aproximação entre os acadêmicos e a filosofia moderna, pela via de ua de suas ideias fundamentais: a de subjetividade.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  78
    Sobre filosofia e filosofar.Roberto Bolzani Filho - 2005 - Discurso 35:29-60.
    Este texto pretende fazer algumas observações introdutórias à Filosofia, tentando mostrar que, não sendo uma forma de encontrar respostas prontas para problemas pessoais, ela consiste, sobretudo, numa atividade de pensamento sempre renovada e crítica.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark